24.9.10

Para onde olhar?

Eu gosto desta foto.

Um dia em 2007, procurando imagens para uma apresentação de trabalho, encontrei esta. Não servia para meu propósito mas não pude desprezá-la. Infelizmente, por não ter usado, me distraí com os créditos autorais e os perdi (em tempo, se alguém souber, me envie por favor).

Não é o céu que me encanta, tampouco o reflexo na água... embora sejam elementos estéticos preciosos. A composição me instiga...

Quem está ali, sentado a observar, tem diante de si duas opções... se focar no céu terá um espetáculo, porém, se os olhos se perderem na cidade, a sensação é outra. Uma simples escolha de atenção e... completa mudança de emoção.

E as pessoas? Minha primeira interpretação foi: Três gerações. Pode ser ou não. Não é conclusiva a afirmação de que os homens tem idades distintas. Pode ser um casal homosexual com sua filha. Mas isso não tem relevância.

O que torna essa foto rara é a sensação de cumplicidade que ela me trasmite. Duas pessoas que, silenciosamente (não imagino esta cena com som...) contemplam, observam, pensam e compartilham uma ou tantas coisas...

E a criança? Ela compartilha... ela é cúmplice no seu silêncio, no seu próprio universo... em sua observação em outro plano - talvez mais concreto (os desenhos que seu pé faz?).

Os três estão juntos, muito próximos... ainda que não estejam abraçados e sorrindo.

Nesse momento, quem me lê deve pensar: O que essa "viagem" tem a ver com o blog?

Hoje eu acordei lembrando dessa foto... e sentindo a felicidade que é ser um dos personagens desta imagem...

Isso é efeito da minha noite passada...pessoas que eu amo, aqui, ao meu lado... simples e absolutamente próximas. Não teve declarações de amor ou grande comemoração... e teve tudo! Porque muitas vezes só estar ao lado, olhando para a cidade ou para o céu ou para os pés é o que precisamos e desejamos.

10 comentários:

  1. Laura, vc escreve muito bem, adorei. Recebi seu recado lá no meu puxadinho e queria te dizer que estamos juntas!! beijos, carinho, Clélia

    ResponderExcluir
  2. Clelia,
    Obrigada pelo incentivo!
    Grande abraço,
    Laura

    ResponderExcluir
  3. Laura, o que mais me chama atenção na verdade é que se fosse vista por outro ângulo ,outro horário ou outro olhar, seria outra imagem ... e o que realmente me fez refletir foi que mesmo de costas, sem a menor intenção, há o reflexo dos três na água... será que eles tinham noção disso???? Quantas vezes será que estávamos numa cena como essa e só quem estava vendo de longe e posterior o nosso reflexo na água pode romantizar nossos momentos??? Ou quantos momentos poderíamos lembrar que haveria um reflexo na água romantico ou não ????
    Beijos... Bom, acredito que seu reflexo mesmo que de costas e sem querer está sendo percebido por muitos olhares e mudando a cena de muita gente!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando o seu blog. Até recomendei para alguns amigos. Parabéns pela iniciativa, pelos belos textos e por transformar tudo que tem passado em aprendizado não só para vc mas tb para todos nós. Obrigada por ser minha amiga

    ResponderExcluir
  5. Querida Erica,

    Minha irmã já me deu muitos presentes... Sem dúvida, a oportunidade de lhe conhecer e ser sua amiga é um deles... é bem caro!

    Obrigada pelo incentivo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Dani Possendoro,

    Seu comentário me fez refletir... fantástico!

    Quando você se e me pergunta: Quantas vezes será que estávamos numa cena como essa e só quem estava vendo de longe e posterior o nosso reflexo na água pode romantizar nossos momentos?

    Tendo a pensar que o significado que atribuimos aos momentos são tão próprios, tão individuais e efêmeros que talvez deixemos escapar essa beleza ou romantizá-lo, como você bem colocou.

    Estou aqui pensando: quando foi minha última cena vivida que me dei conta do reflexo produzido por mim... (reflexo metaforicamente falando). Caramba...

    Abraço,

    ResponderExcluir
  7. Voce esta a cada dia com mais seguidores. Super legal. Solte-se mais. Escreva mais. Deixe que nós, seus seguidores, conheçamos mais de voce. Liberte-se !!!
    Bjs
    IG

    ResponderExcluir
  8. E aí Lauritcha? Como foi o seu final de semana?
    Ihhh...kkk....nem te digo o que ví na foto...kkkk
    Bom mesmo, foi o comentário acima do prof....kkkk...ah, esses professores, sempre querendo e pedindo mais....kkkk
    Teu blog é muito gostoso de ler e seguir. Escreva quando tiver vontade, ok?
    Uma ótima semana pra vc!
    Beijinhos
    CRIS

    ResponderExcluir
  9. Cris,

    Fiquei curiosa sobre sua interpretação da foto...rsrs

    Pois é, esses professores são fogo!!! Mas aos poucos vou me soltando e me revelando mais... embora eu sinta que estou me revelando muito!!!

    Beijos

    ResponderExcluir